expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Maria do Cais - um pouco mais sobre essa Pombagira

"Maria do Cais,
ponha teus olhos no mar
Maria do cais
que seu amor vai voltar
ele foi pra longe
foi a navegar
Maria do cais
ele já está pra chegar"


Maria do Cais tanto se apresenta como Malandra, como também como Pombagira, realizando e desfazendo trabalhos mais densos, desmanchando magia negra por exemplo. Também trabalha ajudando as pessoas a largarem vícios como álcool e drogas e ajuda em assuntos financeiros. É muito procurada para assuntos de amor, e costuma tirar seus protegidos de enrascadas.

Maria do Cais faz parte da falange de Maria Navalha.
É uma entidade desbocada, gentil e muito vaidosa. Adora ganhar perfumes e batons vermelhos.

Noite linda, noite de lua cheia
As estrelas me guiam, moça, na juremeira.

Ela é bonita, protetora da mulheres,
Trabalhou no cais, no pesado sim senhor,

Eu te pedi uma flor, ela me deu um jardim,
Jogou fagulhas de luz, nos meus caminhos até agora.
Esqueci de perguntar nas estradas da vida,

Como posso lhe chamar, ó moça.
Qual é seu nome na beira do cais?
Sou maria homem!

Qual é seu nome na beira do cais?
Sou maria homem!

Uma luz vermelha
Me iluminando
Eu sou filha da praia
nela vou girando

Eu sou filha da areia
Filha das ondas do mar
Pombagira da Praia
Veio pra trabalhar


Maria do Cais, mulher forte, valente, mal criada, desbocada, prostituta, amiga, solidária.
Outros nomes usados: Maria Navalha do Cais ou Maria Navalha da Beira do Cais.

Assim como Maria do Cais, as pombagiras da beira da praia costumavam ser mulheres que trabalhavam nas redondezas dos portos, muitas delas exercendo a prostituição, ou servindo nos botecos à beira mar. Esses locais eram frequentados por marinheiros e aventureiros em busca de comércio ou, por vezes, à procura de contrabandos trazidos pelos navios.

Maria do Cais é bastante conhecida, mas temos outras bastante populares. Algumas delas são a  Pombagira da Praia, a Pombagira Calunguinha do Mar e Pombagira Menina da Praia.

22 comentários:

Unknown disse...

Laroyê
Salve salve

Unknown disse...

Gostaria de saber se alguém conhece a história da ciganinha do cais ou esta ciganinha que estou citando tem haver com a história contada acima?

Imara Luz disse...

A Cigana do Cais é outra entidade, mas vive também no cais. Eu não estou certa da história dela, apenas que é devota de Santa Sara Kali.

Unknown disse...

Queria saber se alguém conhece a malandra Maria Farrapo da beira do cais

Aminah Web disse...

Creio que seja a mesma Maria do Cais...

Unknown disse...

Adoro minha rainha acarregou ela muito tempo ela pra mim e tudo salve Maria do cais

Unknown disse...

Qual o nome dela?

Unknown disse...

essa foi a primeira entidade que tomou minha cabeça. Que com o tempo e ajuda de alguns amigos juremeiros descobri que ela não pertencia o culto exu ( kimbanda). Sim ao culto das Sras Mestras . Devo td a essa sra ..

Unknown disse...

Axè tenho a honra de trabalha com a Malandra Maria Navalha da Beira do Cais🌷🌷🌷

Unknown disse...

Pomba gira Maria do cais é a mesma da história a cima??fiquei sabendo que ela é cigana .alguem sabe a respeito???

Unknown disse...

Quero saber mais a respeito da Maria do cais qual comida bebida cigarros etc

Unknown disse...

Sim ela além de cigana e uma pombagira das boas e tem, a mesma malandragem da cigana e pomba gira Yasmym. E as mesma personagem são iguais,só muda o nome.

Unknown disse...

OLA
ALGUÉM PODERIA ME DIZER SOBRE A POMBO GIRA RAINHA DO CAIS ?
MUITO OBG

Unknown disse...

Olá!pombo-gira do Cais trabalha com Adaga?

Unknown disse...

Pombo- gira Maria do Cais trabalha com Adaga?

Tati disse...

Vc é de onde?
Poderia me informar?
Tive o prazer de conhecer a "cais"

Sabrina Nardes disse...

Gostaria de saber mais que é ela pois a tenho ela é uma bompo gira cigana foi a primeira a aparecer na minha cabeça

Aminah Web disse...

Olá! Saiba mais sobre Maria do Cais neste post >>> https://mariadocais.blogspot.com/2018/08/historia-de-maria-do-cais.html

Aminah Web disse...

Não de costume, mas usa sim. Depende muito se ela vem "virada" como ela mesma fala... Se ela estiver em terra para lidar com trabalhos pesados, com certeza ela usa.

Aminah Web disse...

Você pode saber um pouco mais sobre ela neste post https://mariadocais.blogspot.com/2018/08/historia-de-maria-do-cais.html. Espero ter ajudado! :)

Aminah Web disse...

Sou de Brasília. E realmente, quem conhece ela, geralmente gosta!

Eleandra Kaur disse...

Ela é a entidade que recebo. Cigana Maria do Cais.